Neste contexto da indústria 4.0 e da transformação digital, a fiabilidade e capacidade operacional de todo o ecossistema tecnológico são determinantes para a continuidade do negócio e para os níveis de competitividade exigidos pelo mercado.

Isto significa que a manutenção já não pode ser apenas reativa a emergências, ou ser vista como um custo inerente à estrutura industrial, sem qualquer criação de valor. A manutenção é atualmente um importante suporte ao crescimento do negócio e das empresas.

Com múltiplos sistemas complexos, integrados e automatizados, redes inteligentes, equipamentos sofisticados e sensíveis, e soluções abrangentes é crucial que toda a estratégia de manutenção evolua para um modelo preventivo e preditivo.

A manutenção preditiva ou preventiva recorre à tecnologia para antecipar falhas, reduzir erros e paragens, evitar ou otimizar os períodos de reparação, reduzir custos avultados, aumentar a vida útil dos equipamentos e melhorar a capacidade produtiva.

E quando, ainda assim, existem falhas? Uma correta estratégia de manutenção deve estar sempre associada a planos de manutenção corretiva e a serviços de suporte técnico, sempre assegurados por uma equipa experiente, ágil e especializada.

Desafio

Um software de gestão de manutenção rentabiliza ao máximo o investimento efetuado em equipamentos e ativos, assegura os melhores níveis de desempenho, evita custos com falhas e/ou períodos de downtime não planeados.

Mas para que tudo isto seja possível é crucial que ele, em primeiro lugar, torne todo o plano de manutenção mais simples, ágil e flexível.

  • É possível fazer uma gestão/intervenção rápida a partir de qualquer dispositivo móvel?
  • O gestor da manutenção tem uma visão global da atividade e coordenação das equipas técnicas nas atividades de manutenção?

  • É garantida máxima acessibilidade ao histórico das avarias e ações corretivas nos equipamentos?

  • A solução dá acesso a informação em tempo real que permita avaliar com precisão as necessidades de manutenção preditivas e preventivas?
  • Assegura controlo de custos relacionados com a atividade de manutenção: custo total de uma reparação, o custo de manutenção preventiva ou valor de cada ativo?

  • É escalável sempre que necessário, de acordo com novos problemas, ameaças, processos ou novas soluções e equipamentos?

Com a solução ajustada à medida da realidade do negócio e da empresa, é importante assegurar que existem equipas com competências técnicas necessárias para garantirem a correta utilização e gestão da solução, o conhecimento especializado e a capacidade e disponibilidade para intervirem sempre que necessário.

Ilustração sobre manutenção inteligente e mobilidade

Solução

A manutenção inteligente e preditiva é uma estratégia com elevado potencial de custo-benefício, mas deve ser complementada com um plano de manutenção corretiva que permita responder rapidamente e eficazmente a eventuais problemas e emergências.

Nós ajudamos o cliente a desenhar e a implementar a solução de gestão de manutenção mais indicada para o seu ecossistema tecnológico, e disponibilizamos uma equipa especializada e experiente que responde a todos os pedidos de ajuda e de suporte técnico.

Queremos que os nossos clientes invistam o seu tempo e know-how na gestão do seu negócio, na inovação e criação de valor e na maximização da sua produtividade, competitividade e rentabilidade.

Por isso, assumimos a responsabilidade de garantir que estes têm o melhor software de gestão de manutenção ao seu lado, a apoiar permanentemente e de forma eficiente, não só os gestores de manutenção na sua operação, como também as próprias equipas de trabalho e os gestores financeiros na otimização dos custos associados a estes processos.

Vamos desenhar o seu mapa de solução em conjunto?