Primavera Construction

Banner Construction
Acompanhamento total do ciclo de vida da obra

Dada a multiplicidade de informação associada a uma obra é fundamental que esta se encontre centralizada, de modo a ser acedida rapidamente pelos diversos intervenientes, desde a fase de concurso até à conclusão da empreitada.

A solução Primavera Construction assegura o acompanhamento completo do ciclo de vida de cada projecto, permitindo tratar todos os processos inerentes às especificidades e exigências do sector da Construção, em plena integração com as áreas administrativa e financeira. A elevada fluidez dos dados é um dos elementos diferenciadores da solução, uma característica que contribui para aumentos substanciais de produtividade, diminuição de incoerências de informação e redução de custos.

A solução caracteriza-se também pela sua ampla capacidade de agregação da informação relacionada com cada concurso/obra, concentrando dados gerais, orçamentos, planeamentos, subempreitadas, autos de medição, contratos adicionais, etc. Para além da incorporação da informação alusiva a cada empreitada, a possibilidade de serem criados campos de utilizador em todas as áreas da solução permite a personalização à medida de cada organização.

A abrangência e robustez do Primavera Construction proporcionam uma gestão global e coesa das empresas de construção.

Esquema Construction

Principais Funcionalidades

A solução Primavera Construction integra um conjunto de módulos que asseguram o acompanhamento global do ciclo de vida da obra. Constituída por áreas que auxiliam a gestão de recursos, concursos, contratos, subempreitadas, orçamentação, planeamento e controlo, responde às necessidades específicas do sector, proporcionando paralelamente uma gestão vertical e transversal do negócio, graças à sua profunda integração com as áreas administrativa e financeira do ERP.

A solução suporta a gestão de Recursos da organização, desde o Pessoal, Equipamentos, Materiais, etc. No que respeita à gestão de Concursos, a arquitectura da solução foi delineada de forma a garantir uma distinção clara entre concursos e obras efectivamente adjudicadas, sendo disponibilizadas as ferramentas necessárias ao tratamento de todo o processo, desde os dados gerais do concurso, passando pelos custos associados, até à elaboração, recepção e comparação de propostas.

A Orçamentação é agilizada com esta solução que se destaca pela possibilidade de estruturação completamente livre do articulado, permitindo a adequação ao detalhe na elaboração do orçamento-custo, orçamento-venda e reorçamento.

No que concerne à gestão de Subempreitadas é disponibilizado um Assistente que auxilia a escolha detalhada daquilo que se pretende subcontratar. A solução dispõe ainda de ferramentas de apoio ao Planeamento que integram com programas como MS Project, Open Project, etc., e que suportam a elaboração dos programas e planos de trabalhos, garantindo o total controlo da obra através da incorporação da variável temporal.

Para além do controlo exaustivo da obra nas vertentes de custos, proveitos e tempo, estão contempladas as ferramentas necessárias ao cálculo da revisão de preços de acordo com a legislação em vigor, contemplando todos os cenários possíveis em obra.

Integração com o ERP

Simbiose entre a obra e o sistema central de gestão

A relação estreita entre as componentes operacionais de obra e as áreas administrativa e financeira promovem uma visão global do negócio. As áreas de Compras, Vendas, Logística, Contactos e Oportunidades, Contabilidade e Recursos Humanos funcionam numa lógica de integração de processos, promovendo uma optimização de recursos, a eliminação de tarefas duplicadas e agilização da colaboração entre as diversas equipas da empresa.

As conexões entre o Primavera Construction e o ERP antecedem a própria obra. Através do CRM é possível acompanhar e gerir os processos de negociação das obras, desde o primeiro contacto com os potenciais clientes até à assinatura efectiva do contrato. A partir da Contabilidade é assegurado o controlo financeiro. A integração com a Logística agiliza os fluxos, optimiza a comunicação e reduz substancialmente os erros. Na vertente de Recursos Humanos a integração com o ERP agiliza a gestão do pessoal.

Sob a perspectiva da mobilidade, muitas das operações logísticas poderão ser efectuadas a partir do portal da obra, nomeadamente no que se refere à recepção, devolução e transferência de materiais.

Mais-valias da Solução

Gestão centralizada da obra

A ampla capacidade de agregação da informação relacionada com cada concurso/obra e o acompanhamento exaustivo do ciclo de vida de cada projecto permitem tratar os processos inerentes às especificidades do sector de forma coesa.

Poderosas ferramentas de apoio à orçamentação

Os mecanismos de apoio à orçamentação tornam este processo célere e consistente com as práticas definidas por cada organização, assegurando a entrega de propostas em tempo útil, respeitando as datas limite estipuladas.

Automatismos de suporte à adjudicação de subempreitadas

A aplicação gere todos os processos associados à adjudicação de subempreitadas, desde os pedidos de cotação, recepção de propostas, comparação de preços e adjudicação, gerando automaticamente as respectivas subempreitadas ou documentos de compra na área de logística.

Mecanismos de controlo de execução

A solução está adaptada a vários cenários, nomeadamente o tratamento e gestão dos trabalhos a mais e a menos, controlo dos limites contratuais estabelecidos, contratos adicionais, etc.

Resposta às necessidades de mobilidade

A partir dos estaleiros das diferentes obras em curso os responsáveis podem aceder, através da internet, ao portal da obra e aí consultar e registar informação em tempo real.

Fluidez da informação entre a obra e o sistema central de gestão

O Primavera Construction destaca-se pela sua forte relação entre as componentes operacionais de obra e as áreas administrativa e financeira das organizações. Concebida numa lógica de integração de processos, a solução promove uma optimização de recursos, a eliminação de tarefas duplicadas e o aumento da produtividade.