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Automatize as entregas das obrigações fiscais dos seus clientes

A aplicação Fiscal Automation da Cegid Primavera é uma solução inovadora para Gabinetes de Contabilidade que procuram otimizar a gestão de obrigações fiscais dos seus clientes. Com esta plataforma é possível automatizar o envio de declarações e a recolha de informações contabilísticas, economizando tempo e reduzindo a possibilidade de erros. A integração com diversas plataformas governamentais permite que todas as operações sejam realizadas num único local, facilitando o acesso e a organização dos dados fiscais.

A eficiência é um dos principais benefícios do Fiscal Automation. Através da tecnologia RPA (Robotic Process Automation), o software consegue processar mais de 50GB de informação e atender a mais de 70 mil pedidos de informação por mês. Isso significa que tarefas como o envio do SAFT da faturação para a Autoridade Tributária, a recolha de documentos de compras e vendas no portal e-Fatura, e a comunicação das declarações oficiais são realizadas automaticamente, libertando os profissionais de contabilidade para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

Centralize toda a documentação numa única plataforma

Faça a gestão de todas as entregas das obrigações mensais dos seus clientes, aceda a toda a informação patrimonial e dos colaboradores quando quiser:

  • Controle a lista de confirmação das obrigações mensais
  • Emita documentos de resumo personalizável e compile num único local toda a situação fiscal de cada cliente na Autoridade Tributária e na Segurança Social

  • Tenha toda a informação detalhada dos planos prestacionais da SS
  • Consulte os planos de flexibilização do pagamento dos impostos da AT
  • Saiba quais são as empresas com dívidas à AT e SS
  • Consulte os imóveis dos seus clientes e aceda à lista de veículos de cada empresa

  • Aceda à listagem de empregados ativos nos Fundos de Compensação e Segurança Social

A Solução

Conheça as funcionalidades que permitem agilizar a gestão de obrigações fiscais.

Obrigações Legais

Através do Cegid Fiscal Automation, é possível recolher de forma manual ou automática várias obrigações legais disponíveis quer nas entidades oficiais como nos softwares de contabilidade utilizados pelos clientes.

Além de recolher, a aplicação também os comunica à Autoridade Tributária (AT) e à Segurança Social, apresentando posteriormente os comprovativos e, caso aplicável, as guias de pagamento para que as possa enviar aos seus clientes.

Com o Cegid Fiscal Automation existe um conjunto de tarefas que são totalmente otimizadas devido aos mecanismos automáticos disponíveis na plataforma. Assim, a aplicação:

  • efetua o upload do ficheiro SAF-T(PT) para a AT;
  • efetua o upload do DMR para a AT;
  • efetua o upload do DRI para a Seg. Social;
  • regista as faturas no portal da AT;
  • obtém as guias para o pagamento de diversas obrigações;
  • processa automaticamente a emissão de documentos para pagamento dos Fundos de Compensação;
  • recolhe automaticamente do e-fatura as faturas de compras;
  • recolhe automaticamente os dados dos Recibos Verdes.
Todos os meses existem múltiplas obrigações declarativas que as empresas e, principalmente, os contabilistas têm de cumprir para não caírem em ilicitude e, possivelmente, coimas.

Para auxiliar estas tarefas, o Cegid Fiscal Automation automatiza a recolha automática das seguintes obrigações mensais:

  • e-Faturas/e-Faturas ENI
  • Vendas AT
  • SAFTs
  • Declaração Mensal de Remunerações
  • Declaração de Remunerações
  • Fundos de Compensação
  • Recibos Verdes
  • Documentos de Pagamento (Segurança Social)
  • Rendas
  • DMIS
  • Retenções à AT
  • Modelo 30
  • Declaração Recapitulativa do IVA
  • Declaração Periódica do IVA
  • Planos de Flexibilização de Pagamentos de Impostas da Autoridade Tributária
O panorama fiscal anual é muito exigente, com várias Declarações a ser entregues em prazos muito específicos.

Para garantir o cumprimento de todos os requisitos legais, poderá através do Fiscal Automation otimizar o envio dos ficheiros à Segurança Social e à AT das seguintes Declarações:

  • Modelo 22
  • Pagamentos por Conta PPC
  • IES
  • Relatório Único
  • Declaração de Retenções
  • Entidade Contratante
  • Modelo 10
  • IMI
  • AIMI
  • Inventário
  • Modelo 39
  • IUC

Todos os trabalhadores são obrigados a inscrever-se na Segurança Social independentemente dos regimes que se enquadrem.

Para obter a informação dos trabalhadores ativos e não ativos de cada empresa de forma ágil e rápida, no Fiscal Automation é possível recolher todos os dados indicados na SS:

  • NIF, NISS e Nome
  • Estabelecimento em que trabalha
  • Data de Nascimento
  • Qualificação
  • Date de Início e Final da atividade anual

É igualmente possível recolher os estabelecimentos das entidades.

Caso seja necessário admitir ou cessar funções com um funcionário, poderá também fazê-lo diretamente no Fiscal Automation.

O processo de execução fiscal é o instrumento utilizado pelo Estado para tentar cobrar as dívidas ao Fisco, Segurança Social, etc. Estes processos são instaurados quando não existe o pagamento devido até a uma data-limite prevista.

No Fiscal Automation, poderá a qualquer momento conhecer os valores em dívida dos planos de processos de execução fiscal dos clientes à Segurança Social. Assim, se clicar em Recolher > Situação Fiscal SS na funcionalidade Dívidas poderá saber para cada cliente os seguintes dados:

  • Contribuições Correntes;
  • Contribuições em Atraso;
  • Coimas e Custas;
  • Outros valores a pagar;
  • Dívida em Execução Fiscal;
  • Total da dívida.

Adicionalmente, poderá exportar todos estes dados para um ficheiro Excel.

Benefícios

O Fiscal Automation visa aumentar a eficiência e reduzir o tempo gasto em tarefas manuais.

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