O modelo de produção que é proposto pela Indústria 4.0 exige uma restruturação do setor logístico tradicional, centrada na criação de um ecossistema operacional moderno que ofereça aos diferentes players da Supply Chain Management (SCM) processos mais ágeis, automatizados e inteligentes – a designada logística 4.0.

Tecnologias como a Inteligência Artificial, Big Data, Cloud Computing, IoT, Digital Twin, Data Mining, Analítica ou Machine Learning suportam um novo ciclo de logística totalmente conetado que assegura ganhos de eficiência, velocidade, uma ligação e partilha de informação entre as diferentes áreas e um maior controlo sobre processos e procedimentos.

A integração deste ecossistema permite tomadas de decisão baseadas em dados disponibilizados em tempo real, maiores níveis de precisão, uma redução de custos, e um aumento da produtividade e da qualidade de serviço – desde a entrada de mercadoria até ao cliente final.

Desafio

  • Como podemos mapear e rever os processos de trabalho existentes atualmente, para conseguir desenhar e dimensionar corretamente um projeto destes?
  • Como integramos os sistemas e tecnologia existentes atualmente?
  • Como asseguramos que não existem fragilidades na cadeia de valor que comprometam a eficiência e o investimento a realizar?

  • Como asseguramos que todas as equipas aproveitam ao máximo os benefícios das soluções tecnológicas?

Com a logística 4.0, a empresa aumenta a capacidade de monitorizar a cadeia como um todo, mas para isso é preciso que toda esta cadeia esteja ligada por soluções totalmente integradas e por uma rede inteligente e sustentável que promova uma maior agilidade no fluxo de informações.

Modernizar centros de distribuição que têm dificuldade em planear, simular e calcular capacidades de armazenamento e de transporte, que muitas vezes trabalham com um grande volume de operações e que possuem sistemas de gestão logística e armazenamento obsoletos, isolados ou ainda assentes em processos manuais, é um dos maiores desafios. Mas não o único.

É fundamental que as empresas ajustem a sua cultura, modelos e processos de trabalho a esta nova realidade, abandonem as tradicionais ferramentas de trabalho, e assegurem a requalificação, formação e capacitação de todos os seus recursos humanos.

Ilustração sobre logística inteligente e mobilidade

Solução

A logística é cada vez mais um diferencial competitivo para as empresas. Mas para que o ecossistema seja completamente otimizado é importante que todo o ciclo logístico corporativo esteja incluído no projeto de transformação digital.

Integrámos e liderámos vários projetos de transformação digital na área da Indústria e da Logística e Distribuição, e possuímos um forte know-how nas tecnologias, necessidades e especificidades deste negócio, criando soluções à medida e respondendo rápida e adequadamente às suas dúvidas e desafios.

Somos um parceiro tecnológico com uma visão holística do setor, que mantém uma relação de permanente proximidade com os seus clientes para os ajudar a otimizar os processos de negócio através da integração das várias soluções que fazem parte do sistema logístico – dentro e fora da empresa.

Vamos desenhar o seu mapa de solução em conjunto?