CIBEN Inovadora COTEC 2024

A CIBEN foi distinguida pelo 2º ano consecutivo como empresa Inovadora COTEC 2024.

Este estatuto tem por base métricas utilizadas pelas instituições financeiras para avaliar a robustez da tesouraria e a capacidade de gestão das empresas, entre os quais volume de negócios ou exportações, e referenciais de inovação, como a intensidade de I&D (Investigação e Desenvolvimento) e propriedade intelectual.

Designado Estatuto Inovadora, o rating de inovação pretende ser mais uma fonte de informação de empresas inovadoras e tornar mais eficiente a avaliação do risco de crédito e assegurar vantagens na relação das empresas com o setor financeiro através de melhores condições de financiamento.

Critérios para a atribuição deste estatuto

A COTEC avalia o potencial de inovação das empresas por meio do Estatuto Inovadora COTEC. Durante o processo de candidatura, são avaliadas cinco principais dimensões:

  • 1

    Estratégia: Avalia a visão estratégica da empresa em relação à inovação.

  • 2
    Organização: Analisa como a empresa estrutura e gere as suas atividades de inovação.
  • 3
    Processos de I&D: Verifica a eficácia dos processos de pesquisa e desenvolvimento.
  • 4
    Potenciadores: Considera fatores que impulsionam a inovação, como parcerias e colaborações.
  • 5
    Impacto: Mede a tradução do investimento em inovação em crescimento e rentabilidade.

Perfil das empresas INOVADORA COTEC 2024

As 1446 empresas inovadoras desta 4ª edição são, na sua larga maioria, PME. Cerca de um quarto tem sede no concelho do Porto, Lisboa, Braga, Maia ou Leiria.

O setor mais representado é o das indústrias transformadoras (57%), seguido do da Informação e Comunicação (16%), onde se insere a CIBEN.

Partilhar artigo