Agilize os processos de negócio mais complexos

Dotada de elevada flexibilidade e extensibilidade, o ERP Cegid Primavera é uma solução endereçada a organizações de topo que procuram ferramentas de gestão aptas para converter estratégias de negócio em processos impulsionadores de elevados níveis de desempenho e de performance empresarial. Apresentando uma arquitetura modular que cobre as principais áreas funcionais das empresas de média e grande dimensão, o software de gestão Primavera Executive distingue-se pela total fluidez e partilha de dados entre as diferentes áreas operacionais, constituindo um ecossistema coeso que garante uma visão integral, transparente e global do negócio.

Logística

Módulos desta área
  • Vendas
  • Compras/Aprovisionamento
  • Inventário (Stocks)
  • POS (Point Of Sale)
  • Faturação Eletrónica

Abrangência total nos processos organizacionais

A área de Logística do ERP Cegid Primavera suporta o tratamento rigoroso de todo o circuito comercial das empresas num ambiente coeso e totalmente integrado entre si, caraterizado pela elevada abrangência e flexibilidade dos fluxos documentais e logísticos. Todo o ciclo logístico das organizações está contemplado na solução, desde os processos de requisição/compra/venda, gestão de stocks e de armazéns, inventários, tratamento de preços e de custos, etc., além do módulo de POS destinado a empresas com vendas ao balcão e preparado para funcionar de forma autónoma, em redes locais e em organizações com múltiplas filiais.

O elevado controlo dos fluxos logísticos internos é uma característica diferenciadora desta solução, graças à possibilidade de implementar um circuito documental e respetivas autorizações intercalares, garantindo que todos os processos são tratados em conformidade com as regras operacionais inerentes a cada organização.

A área de Vendas do ERP Cegid Primavera permite gerir todo o processo de vendas, desde a definição e consulta de preços, descontos, histórico de faturação, encomendas por entregar, artigos de substituição ou stocks disponíveis por armazém, gestão de devoluções, entre um leque muito alargado de funcionalidades e automatismos que facilitam a gestão de toda a cadeia de vendas.

Também as atividades relacionadas com compras e aprovisionamento são tratadas na íntegra por esta solução, graças a um conjunto de automatismos que facilitam o trabalho de gestão de compra de mercadorias, matérias-primas ou material de economato, suportando todos os processos, desde a orçamentação, passando pelo registo de encomendas, processamento de aprovisionamentos, faturação e gestão de devoluções.

Este módulo assegura o registo e controlo de todos os movimentos de stocks, através da disponibilização de mapas de controlo interno e de valorização de stocks segundo vários critérios, assegurando uma correta gestão de armazéns e respetivas necessidades de aprovisionamento. Permite ainda fazer toda a gestão de Inventários, ou seja, registar em documentos próprios as diversas fases de Inventariação.

Esta aplicação endereçada a empresas com vendas ao balcão está dotada de um conjunto de funcionalidades como: gestão de vendas ao balcão, configuração do posto, integração com periféricos (ex. gavetas, impressoras, scanners, balanças, etc.) e criação de estatísticas diversas. A sua integração com o ERP garante uma gestão em tempo real entre os terminais da loja e os postos de backoffice.

Com o módulo de Tecnologias de Transação Eletrónica da Cegid Primavera todas as transações financeiras e logísticas das empresas são efetuadas através da Internet e integradas automaticamente nos documentos recebidos no ERP, estando garantidas todas as questões de segurança e integridade desses documentos. Esta é uma ferramenta de elevada produtividade para as organizações, face à fácil e rápida desmaterialização de processos de negócio que a mesma promove.

Logística

Módulos desta área
  • Vendas
  • Compras/Aprovisionamento
  • Inventário (Stocks)
  • POS (Point Of Sale)
  • Faturação Eletrónica

Abrangência total nos processos organizacionais

A área de Logística do ERP PRIMAVERA suporta o tratamento rigoroso de todo o circuito comercial das empresas num ambiente coeso e totalmente integrado entre si, caraterizado pela elevada abrangência e flexibilidade dos fluxos documentais e logísticos. Todo o ciclo logístico das organizações está contemplado na solução, desde os processos de requisição/compra/venda, gestão de stocks e de armazéns, inventários, tratamento de preços e de custos, etc., além do módulo de POS destinado a empresas com vendas ao balcão e preparado para funcionar de forma autónoma, em redes locais e em organizações com múltiplas filiais.

O elevado controlo dos fluxos logísticos internos é uma característica diferenciadora desta solução, graças à possibilidade de implementar um circuito documental e respetivas autorizações intercalares, garantindo que todos os processos são tratados em conformidade com as regras operacionais inerentes a cada organização.

A área de Vendas do ERP Primavera permite gerir todo o processo de vendas, desde a definição e consulta de preços, descontos, histórico de faturação, encomendas por entregar, artigos de substituição ou stocks disponíveis por armazém, gestão de devoluções, entre um leque muito alargado de funcionalidades e automatismos que facilitam a gestão de toda a cadeia de vendas.

Também as atividades relacionadas com compras e aprovisionamento são tratadas na íntegra por esta solução, graças a um conjunto de automatismos que facilitam o trabalho de gestão de compra de mercadorias, matérias-primas ou material de economato, suportando todos os processos, desde a orçamentação, passando pelo registo de encomendas, processamento de aprovisionamentos, faturação e gestão de devoluções.

Este módulo assegura o registo e controlo de todos os movimentos de stocks, através da disponibilização de mapas de controlo interno e de valorização de stocks segundo vários critérios, assegurando uma correta gestão de armazéns e respetivas necessidades de aprovisionamento. Permite ainda fazer toda a gestão de Inventários, ou seja, registar em documentos próprios as diversas fases de Inventariação.

Esta aplicação endereçada a empresas com vendas ao balcão está dotada de um conjunto de funcionalidades como: gestão de vendas ao balcão, configuração do posto, integração com periféricos (ex. gavetas, impressoras, scanners, balanças, etc.) e criação de estatísticas diversas. A sua integração com o ERP garante uma gestão em tempo real entre os terminais da loja e os postos de backoffice.

Com o módulo de Tecnologias de Transacção Electrónica da Primavera todas as transações financeiras e logísticas das empresas são efetuadas através da Internet e integradas automaticamente nos documentos recebidos no ERP, estando garantidas todas as questões de segurança e integridade desses documentos. Esta é uma ferramenta de elevada produtividade para as organizações, face à fácil e rápida desmaterialização de processos de negócio que a mesma promove.

Financeira

Operações de Tesouraria
  • Pagamentos e Recebimentos
  • Gestão de Bancos/Caixa
  • Títulos (letras, livranças, remessas, entre outros)
  • Gestão de Tesouraria Previsional
  • Gestão de Cobranças
Operações de Contabilidade
  • Introdução de Movimentos
  • Centros de Custo
  • Contabilidade Orçamental
  • Movimentos Diferidos
  • Consolidação de Contas
  • Demonstrações Económico-Financeiras
  • Mapas e Funções de Gestão
  • Outras Consultas Operacionais

Fluidez de processos e cobertura total das exigências fiscais e legais

Concebendo a área financeira como o núcleo central de todo o processo de gestão empresarial, a solução Executive contempla um conjunto de módulos operacionais totalmente interligados entre si que agilizam o tratamento contabilístico, fiscal e de tesouraria das organizações.

Constituída pelos módulos de Tesouraria, Contabilidade e Reporting Fiscal, esta solução disponibiliza às organizações ferramentas de elevada produtividade que permitem facilmente gerir as disponibilidades e responsabilidades das empresas, emitir todo o tipo de documentos de tesouraria, organizar a contabilidade orçamental, geral, analítica e de custos de qualquer tipo de empresa, além de garantir uma rápida resposta à fiscalidade.

Esta solução responde ainda às necessidades das multinacionais (nomeadamente no que respeita à gestão de múltiplas moedas e flutuação cambial) e às exigências de filiais de multinacionais ou empresas com operações no exterior (PALOP) com report à casa mãe, bem como das empresas cotadas em Bolsa ou ainda de empresas com necessidades de gestão mais sofisticadas.

O módulo de Tesouraria apresenta-se como um Centro Financeiro no ERP, onde é possível gerir contas correntes, efetuar pagamentos/recebimentos, executar diversas operações relacionadas com caixa e bancos, gerir diversos tipos de títulos, bem como gerar e operar planos previsionais. Aqui é possível efetuar o tratamento total e automático de todos os tipos de documentos bancários. Recorrendo ao auxílio de potentes calculadoras financeiras e à reconciliação bancária, esta solução permite deter total controlo sobre o estado financeiro das empresas. A gestão de cobranças e a gestão automatizada de limites de crédito (em tempo e/ou valor) completa o ciclo financeiro-comercial, dando um apoio inequívoco a quem se responsabiliza pela gestão financeira dos clientes.

O elevado nível de integração entre os diferentes módulos desta área potencia a produtividade das organizações, eliminando a introdução duplicada de dados e a constante atualização da informação financeira nas diferentes áreas do sistema onde estes dados têm relevância contabilística.

Reforçando a aposta na desmaterialização de processos de negócio, esta solução prevê também a integração on-line com sistemas bancários, aumentando a rapidez e rigor com que a informação é atualizada no sistema.

A solução de Contabilidade Cegid Primavera é utilizada por milhares de empresas em vários países pelas suas caraterísticas diferenciadoras, nomeadamente, o tratamento totalmente integrado da Contabilidade Geral, Analítica e Orçamental, garantindo um controlo total sobre a função financeira das empresas. A recolha de dados automatizada a partir dos múltiplos módulos operacionais garante a imediata disponibilização da informação vital ao negócio pelos diferentes destinatários, sejam eles o gestor, o responsável financeiro, o contabilista ou o operacional, consubstanciando fluxos de informação indispensáveis ao bom funcionamento das organizações.

As ferramentas disponibilizadas nesta área do ERP asseguram o cumprimento das diretivas contabilísticas internacionais, além de permitirem também responder às necessidades de empresas cujo ano civil é diferente do ano contabilístico, bem como às exigências de filiais de multinacionais, sendo possível expressar a contabilidade em qualquer moeda e segundo planos de contas alternativos.

No que respeita ao tratamento legal e fiscal a cobertura é total. Todos os modelos e Declarações Fiscais e respetivos anexos, as Demonstrações Económico-Financeiras periódicas e de final de exercício, as Demonstrações de Fluxos de Caixa e Funções são apenas algumas das possibilidades de resposta oferecidas pelo produto, sendo ainda de destacar o acompanhamento permanente da evolução legal e fiscal aplicável às empresas que atuam nos mercados onde a Primavera está presente. Graças à integração da Contabilidade na Tesouraria, o pagamento de impostos pode ser lançado diretamente numa conta corrente do Estado.

São ainda disponibilizados vários mapas de gestão com múltiplas análises e simulação de resultados; rácios, demonstrações económico-financeiras, etc., facultando às empresas ferramentas de reporting de elevada produtividade.

A rápida resposta à fiscalidade é uma das principais mais-valias dos produtos Cegid. Através do módulo de Fiscal Reporting as organizações têm acesso a uma ferramenta especialmente destinada a facilitar as entregas legais e fiscais a que estão legalmente obrigadas, permitindo gerir e entregar os vários modelos/declarações de acordo com o mercado de localização das empresas e consoante a periodicidade de entrega desses mesmos modelos. As soluções Primavera dão resposta aos principais mapas legais e fiscais de Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

De forma a garantir o cumprimento atempado dessas obrigações, o Fiscal Reporting suporta a atualização automática e contínua dos modelos fiscais via Internet, minimizando assim os custos e os recursos normalmente associados a este processo de atualização dos modelos.

A área financeira do ERP Cegid Primavera é complementada com o Office Extensions, uma solução que permite trabalhar a partir do Microsoft Excel toda a informação registada no ERP nas áreas Financeira, Vendas e Recursos Humanos, disponibilizando variadíssimos mapas de análise que agilizam todo o processo de reporting.

Financeira

Operações de Tesouraria
  • Pagamentos e Recebimentos
  • Gestão de Bancos/Caixa
  • Títulos (letras, livranças, remessas, entre outros)
  • Gestão de Tesouraria Previsional
  • Gestão de Cobranças
Operações de Contabilidade
  • Introdução de Movimentos
  • Centros de Custo
  • Contabilidade Orçamental
  • Movimentos Diferidos
  • Consolidação de Contas
  • Demonstrações Económico-Financeiras
  • Mapas e Funções de Gestão
  • Outras Consultas Operacionais

Fluidez de processos e cobertura total das exigências fiscais e legais

Concebendo a área financeira como o núcleo central de todo o processo de gestão empresarial, a solução Primavera Executive contempla um conjunto de módulos operacionais totalmente interligados entre si que agilizam o tratamento contabilístico, fiscal e de tesouraria das organizações.

Constituída pelos módulos de Tesouraria, Contabilidade e Reporting Fiscal, esta solução disponibiliza às organizações ferramentas de elevada produtividade que permitem facilmente gerir as disponibilidades e responsabilidades das empresas, emitir todo o tipo de documentos de tesouraria, organizar a contabilidade orçamental, geral, analítica e de custos de qualquer tipo de empresa, além de garantir uma rápida resposta à fiscalidade.

Esta solução responde ainda às necessidades das multinacionais (nomeadamente no que respeita à gestão de múltiplas moedas e flutuação cambial) e às exigências de filiais de multinacionais ou empresas com operações no exterior (PALOP) com report à casa mãe, bem como das empresas cotadas em Bolsa ou ainda de empresas com necessidades de gestão mais sofisticadas.

O módulo de Tesouraria apresenta-se como um Centro Financeiro no ERP, onde é possível gerir contas correntes, efetuar pagamentos/recebimentos, executar diversas operações relacionadas com caixa e bancos, gerir diversos tipos de títulos, bem como gerar e operar planos previsionais. Aqui é possível efetuar o tratamento total e automático de todos os tipos de documentos bancários. Recorrendo ao auxílio de potentes calculadoras financeiras e à reconciliação bancária, esta solução permite deter total controlo sobre o estado financeiro das empresas. A gestão de cobranças e a gestão automatizada de limites de crédito (em tempo e/ou valor) completa o ciclo financeiro-comercial, dando um apoio inequívoco a quem se responsabiliza pela gestão financeira dos clientes.

O elevado nível de integração entre os diferentes módulos desta área potencia a produtividade das organizações, eliminando a introdução duplicada de dados e a constante atualização da informação financeira nas diferentes áreas do sistema onde estes dados têm relevância contabilística.

Reforçando a aposta na desmaterialização de processos de negócio, esta solução prevê também a integração on-line com sistemas bancários, aumentando a rapidez e rigor com que a informação é atualizada no sistema.

A solução de Contabilidade Primavera é utilizada por milhares de empresas em vários países pelas suas caraterísticas diferenciadoras, nomeadamente, o tratamento totalmente integrado da Contabilidade Geral, Analítica e Orçamental, garantindo um controlo total sobre a função financeira das empresas. A recolha de dados automatizada a partir dos múltiplos módulos operacionais garante a imediata disponibilização da informação vital ao negócio pelos diferentes destinatários, sejam eles o gestor, o responsável financeiro, o contabilista ou o operacional, consubstanciando fluxos de informação indispensáveis ao bom funcionamento das organizações.

As ferramentas disponibilizadas nesta área do ERP asseguram o cumprimento das diretivas contabilísticas internacionais, além de permitirem também responder às necessidades de empresas cujo ano civil é diferente do ano contabilístico, bem como às exigências de filiais de multinacionais, sendo possível expressar a contabilidade em qualquer moeda e segundo planos de contas alternativos.

No que respeita ao tratamento legal e fiscal a cobertura é total. Todos os modelos e Declarações Fiscais e respetivos anexos, as Demonstrações Económico-Financeiras periódicas e de final de exercício, as Demonstrações de Fluxos de Caixa e Funções são apenas algumas das possibilidades de resposta oferecidas pelo produto, sendo ainda de destacar o acompanhamento permanente da evolução legal e fiscal aplicável às empresas que atuam nos mercados onde a Primavera está presente. Graças à integração da Contabilidade na Tesouraria, o pagamento de impostos pode ser lançado diretamente numa conta corrente do Estado.

São ainda disponibilizados vários mapas de gestão com múltiplas análises e simulação de resultados; rácios, demonstrações económico-financeiras, etc., facultando às empresas ferramentas de reporting de elevada produtividade.

A rápida resposta à fiscalidade é uma das principais mais-valias dos produtos Primavera. Através do módulo de Fiscal Reporting as organizações têm acesso a uma ferramenta especialmente destinada a facilitar as entregas legais e fiscais a que estão legalmente obrigadas, permitindo gerir e entregar os vários modelos/declarações de acordo com o mercado de localização das empresas e consoante a periodicidade de entrega desses mesmos modelos. As soluções Primavera dão resposta aos principais mapas legais e fiscais de Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

De forma a garantir o cumprimento atempado dessas obrigações, o Primavera Fiscal Reporting suporta a atualização automática e contínua dos modelos fiscais via Internet, minimizando assim os custos e os recursos normalmente associados a este processo de atualização dos modelos.

A área financeira do ERP Primavera é complementada com o Primavera Office Extensions, uma solução que permite trabalhar a partir do Microsoft Excel toda a informação registada no ERP nas áreas Financeira, Vendas e Recursos Humanos, disponibilizando variadíssimos mapas de análise que agilizam todo o processo de reporting.

Contactos e Oportunidades

Processos destes módulos
  • Gestão de Entidades Externas
  • Gestão de Contactos
  • Registo de Atividades

  • Gestão de Cobranças
  • Gestão de Oportunidades de Venda

O conhecimento dos clientes como mecanismo de fidelização

O módulo de Contactos e Oportunidades Primavera apresenta um conjunto de mecanismos que promovem uma gestão eficaz da informação de todas as entidades com as quais as empresas se relacionam, nomeadamente fornecedores, clientes, potenciais clientes, concorrentes, entre outros.

Com a incorporação de um conjunto de ferramentas de auxílio à gestão de atividades, gestão de oportunidades de venda, organização de contactos, gestão e classificação de entidades, entre outras, esta solução garante uma operacionalização adequada das estratégias comerciais e de marketing, impulsionando tanto a concretização de potenciais negócios, como a consolidação dos existentes. São ainda disponibilizados mecanismos que auxiliam a criação e gestão de propostas, assim como diversos mapas e estatísticas através dos quais é possível acompanhar facilmente a evolução da carteira de negócios, analisar o comportamento do pipeline, entre outros indicadores e relatórios de controlo.

Esta solução permite tipificar e gerir qualquer tipo de entidade com a qual a empresa não possui um relacionamento comercial registado no ERP (potenciais clientes, concorrentes, etc.), podendo associar-lhes um conjunto de informação como Contactos, Atividades, Oportunidades de Venda, entre outros.

O módulo de Contactos e Oportunidades dá aos utilizadores as ferramentas de que necessitam para efetuar uma gestão completa dos seus contactos, nomeadamente ao nível da informação profissional e pessoal e da associação a diversas Entidades, Atividades e Oportunidades de Venda. É também possível a utilização de alertas do sistema para o envio de notificações (ex. aniversário).

As ferramentas disponibilizadas nesta área do ERP asseguram o cumprimento das diretivas contabilísticas internacionais, além de permitirem também responder às necessidades de empresas cujo ano civil é diferente do ano contabilístico, bem como às exigências de filiais de multinacionais, sendo possível expressar a contabilidade em qualquer moeda e segundo planos de contas alternativos.

No que respeita ao tratamento legal e fiscal a cobertura é total. Todos os modelos e Declarações Fiscais e respetivos anexos, as Demonstrações Económico-Financeiras periódicas e de final de exercício, as Demonstrações de Fluxos de Caixa e Funções são apenas algumas das possibilidades de resposta oferecidas pelo produto, sendo ainda de destacar o acompanhamento permanente da evolução legal e fiscal aplicável às empresas que atuam nos mercados onde a Primavera está presente. Graças à integração da Contabilidade na Tesouraria, o pagamento de impostos pode ser lançado directamente numa conta corrente do Estado.

São ainda disponibilizados vários mapas de gestão com múltiplas análises e simulação de resultados; rácios, demonstrações económico-financeiras, etc., facultando às empresas ferramentas de reporting de elevada produtividade.

Permite o tratamento de todas as atividades definidas com o intuito de conquistar e/ou fidelizar clientes, nomeadamente a tipificação dessas atividades, agendamento, atribuição aos respetivos utilizadores, acompanhamento e controlo. Possibilita igualmente a geração automática de atividades para todo o tipo de cenários (campanhas de marketing, oportunidades de venda, etc.), assim como a sua integração com agendas electrónicas (Outlook e Google).

Nesta área é possível efectuar a gestão completa de cobranças, nomeadamente através de alertas (que podem ser definidos de acordo com diversos critérios) ou do registo de atividades de cobrança e avisos de vencimento. Comporta também a respetiva integração com a tesouraria previsional e a criação de histórico de atividades por cliente.

A solução garante uma gestão eficaz das Oportunidades de Venda. Estas podem estar associadas a informações diversas que ajudam o utilizador a saber qual a melhor altura para o contacto, concorrentes, propostas apresentadas, estado da negociação, etc. São igualmente disponibilizados mecanismos que auxiliam a criação e gestão de propostas através do cálculo automático dos preços de venda, mediante a conjugação de diversos critérios como o preço de custo, a margem, o valor de venda e a rentabilidade; bem como mapas e estatísticas diversas.

Contactos e Oportunidades

Processos destes módulos
  • Gestão de Entidades Externas
  • Gestão de Contactos
  • Registo de Atividades

  • Gestão de Cobranças
  • Gestão de Oportunidades de Venda

O conhecimento dos clientes como mecanismo de fidelização

O módulo de Contactos e Oportunidades apresenta um conjunto de mecanismos que promovem uma gestão eficaz da informação de todas as entidades com as quais as empresas se relacionam, nomeadamente fornecedores, clientes, potenciais clientes, concorrentes, entre outros.

Com a incorporação de um conjunto de ferramentas de auxílio à gestão de atividades, gestão de oportunidades de venda, organização de contactos, gestão e classificação de entidades, entre outras, esta solução garante uma operacionalização adequada das estratégias comerciais e de marketing, impulsionando tanto a concretização de potenciais negócios, como a consolidação dos existentes. São ainda disponibilizados mecanismos que auxiliam a criação e gestão de propostas, assim como diversos mapas e estatísticas através dos quais é possível acompanhar facilmente a evolução da carteira de negócios, analisar o comportamento do pipeline, entre outros indicadores e relatórios de controlo.

Esta solução permite tipificar e gerir qualquer tipo de entidade com a qual a empresa não possui um relacionamento comercial registado no ERP (potenciais clientes, concorrentes, etc.), podendo associar-lhes um conjunto de informação como Contactos, Atividades, Oportunidades de Venda, entre outros.

O módulo de Contactos e Oportunidades dá aos utilizadores as ferramentas de que necessitam para efetuar uma gestão completa dos seus contactos, nomeadamente ao nível da informação profissional e pessoal e da associação a diversas Entidades, Atividades e Oportunidades de Venda. É também possível a utilização de alertas do sistema para o envio de notificações (ex. aniversário).

As ferramentas disponibilizadas nesta área do ERP asseguram o cumprimento das diretivas contabilísticas internacionais, além de permitirem também responder às necessidades de empresas cujo ano civil é diferente do ano contabilístico, bem como às exigências de filiais de multinacionais, sendo possível expressar a contabilidade em qualquer moeda e segundo planos de contas alternativos.

No que respeita ao tratamento legal e fiscal a cobertura é total. Todos os modelos e Declarações Fiscais e respetivos anexos, as Demonstrações Económico-Financeiras periódicas e de final de exercício, as Demonstrações de Fluxos de Caixa e Funções são apenas algumas das possibilidades de resposta oferecidas pelo produto, sendo ainda de destacar o acompanhamento permanente da evolução legal e fiscal aplicável às empresas que atuam nos mercados onde a Primavera está presente. Graças à integração da Contabilidade na Tesouraria, o pagamento de impostos pode ser lançado directamente numa conta corrente do Estado.

São ainda disponibilizados vários mapas de gestão com múltiplas análises e simulação de resultados; rácios, demonstrações económico-financeiras, etc., facultando às empresas ferramentas de reporting de elevada produtividade.

Permite o tratamento de todas as atividades definidas com o intuito de conquistar e/ou fidelizar clientes, nomeadamente a tipificação dessas atividades, agendamento, atribuição aos respetivos utilizadores, acompanhamento e controlo. Possibilita igualmente a geração automática de atividades para todo o tipo de cenários (campanhas de marketing, oportunidades de venda, etc.), assim como a sua integração com agendas electrónicas (Outlook e Google).

Nesta área é possível efectuar a gestão completa de cobranças, nomeadamente através de alertas (que podem ser definidos de acordo com diversos critérios) ou do registo de atividades de cobrança e avisos de vencimento. Comporta também a respetiva integração com a tesouraria previsional e a criação de histórico de atividades por cliente.

A solução garante uma gestão eficaz das Oportunidades de Venda. Estas podem estar associadas a informações diversas que ajudam o utilizador a saber qual a melhor altura para o contacto, concorrentes, propostas apresentadas, estado da negociação, etc. São igualmente disponibilizados mecanismos que auxiliam a criação e gestão de propostas através do cálculo automático dos preços de venda, mediante a conjugação de diversos critérios como o preço de custo, a margem, o valor de venda e a rentabilidade; bem como mapas e estatísticas diversas.

Projetos e Serviços

Módulos desta área
  • Projetos e Obras

  • Controlo Financeiro de Projetos

  • Serviços Pós-Venda

Gestão operacional e financeira de projetos e serviços

Esta área do ERP Primavera está especificamente vocacionada para responder aos desafios das organizações que trabalham habitualmente com múltiplos projetos em simultâneo e para as empresas que prestam serviços pós-venda.

A implementação de projetos ou obras que envolvam materiais, serviços ou equipamentos ao longo de um determinado período de tempo, implica uma gestão rigorosa dos custos, proveitos e rentabilidade. Este é um fator crítico de competitividade, pelo que requer um sistema que promova um controlo minucioso de cada projeto que as organizações têm em curso.

A Primavera conta no seu portfólio com dois módulos de gestão de projetos: o módulo de Projetos e Obras que permite gerir e analisar os custos, proveitos e rentabilidade de projetos ao longo do tempo; e o módulo de Controlo Financeiro de Projetos, que permite orientar os projetos na sua vertente financeira, permitindo um controlo de gestão rigoroso.

Por sua vez, o módulo de Serviços responde às necessidades das empresas que prestam serviços pós-venda, nomeadamente serviços de assistência técnica a equipamentos ou software e empresas com um elevado parque de equipamentos e que dispõem de departamentos técnicos, disponibilizando-lhes ferramentas de produtividade, automatização e controlo. Os mecanismos incorporados nesta solução agilizam todos os processos inerentes à atividade destas organizações, nomeadamente a rastreabilidade, a gestão de pendentes, a gestão da execução e respectivo workflow, a gestão dos contratos, etc.

A área de projetos assume-se como uma central de informação e de operações relacionadas com os projetos/obras em curso, onde se pode associar um conjunto alargado de documentos de venda, compra, stocks, tesouraria e documentos internos.

A informação associada a cada projeto alimenta um painel de custos, proveitos e rentabilidade (previstos e efetivos), permitindo um controlo global e simultaneamente detalhado dos mesmos. Esse controlo é complementado com a possibilidade de configurar um conjunto de estados associados a cada projeto, sendo a sua evolução efetuada automaticamente pelo sistema, mediante os movimentos registados.

São ainda disponibilizados mecanismos de apoio à faturação dos projetos, sendo que essa faturação pode ser executada de acordo com as prestações configuradas no projeto, através do editor de vendas ou do assistente de faturação.
Para as organizações que necessitam de uma gestão mais profunda de uma obra (empreiteiros, fiscalizadores, subempreiteiros, donos de obra, entre outros), a Primavera disponibiliza a solução Primavera Construction, um produto global direccionado a este sector, que promove uma integração plena entre as áreas administrativa e logística.

Totalmente integrado no ERP Primavera, o módulo de Controlo Financeiro de Projetos permite orientar os projetos ou tarefas das organizações na sua vertente financeira, de forma a permitir um controlo de gestão rigoroso.

O módulo permite efectuar o registo de todos os movimentos de projetos na Contabilidade e desta forma possibilita não só um controlo dos projectos na ótica de custos e proveitos, mas também noutras perspetivas, tais como a de Tesouraria (fluxo de caixa), auxiliando as empresas na avaliação e atribuição de prioridades aos seus projectos.

A aplicação permite também associar a cada projeto um conjunto de itens que podem ser vistos como rubricas ou fases do projeto. Ao nível de orçamentos, para além de possibilitar a definição de várias versões do orçamento, o ERP mantém a rastreabilidade de todas as alterações efetuadas garantindo, desta forma, um elevado nível de controlo orçamental de cada projeto.

A utilização desta nova infraestrutura na Logística e Tesouraria e no módulo de Equipamentos e Ativos é realizada de uma forma completamente transparente, sem qualquer configuração adicional. Desta forma é garantida a uniformização de processos, a consistência de informação, a otimização de recursos, bem como a rastreabilidade de todos os documentos associados, praticamente sem custos adicionais para a organização.

Este módulo cobre todas as necessidades das empresas que prestam serviços pós-venda, nomeadamente serviços de assistência técnica a equipamentos ou software e empresas com um elevado parque de equipamentos e que dispõem de departamentos técnicos. Nesta área são disponibilizadas ferramentas que agilizam um conjunto muito amplo de processos como a rastreabilidade, a gestão de pedidos de assistência, a gestão de pendentes, a gestão da execução e do respectivo workflow, a gestão de contratos, etc., e sua integração no núcleo administrativo.

A solução está dotada de um vasto conjunto de estatísticas, explorações, análises, alertas e indicadores de gestão que proporcionam um acompanhamento rigoroso dos custos e proveitos relacionados com equipamentos, técnicos, contratos e clientes.

Totalmente integrado com as Vendas, Tesouraria, Inventário, entre outros, este módulo suporta um leque abrangente de processos relacionados com as operações de serviços de pós-venda, dos quais destacamos:

  • Registo de pedidos de reparação a equipamentos
  • Registo de pedidos de assistência a software
  • Controlo de números de série e garantias
  • Emissão e controlo de contratos de assistência
  • Gestão das agendas dos técnicos
  • Acesso a bases de dados de problemas mais frequentes
  • Faturação de peças
  • Emissão de mapa de intervenções no exterior
  • Registo de descrições associadas às intervenções
  • Registo de tempos reais e imputados ao processo, quilómetros, etc.

Projetos e Serviços

Módulos desta área
  • Projetos e Obras

  • Controlo Financeiro de Projetos

  • Serviços Pós-Venda

Gestão operacional e financeira de projetos e serviços

Esta área do ERP Cegid Primavera está especificamente vocacionada para responder aos desafios das organizações que trabalham habitualmente com múltiplos projetos em simultâneo e para as empresas que prestam serviços pós-venda.

A implementação de projetos ou obras que envolvam materiais, serviços ou equipamentos ao longo de um determinado período de tempo, implica uma gestão rigorosa dos custos, proveitos e rentabilidade. Este é um fator crítico de competitividade, pelo que requer um sistema que promova um controlo minucioso de cada projeto que as organizações têm em curso.

A Cegid conta no seu portfólio com dois módulos de gestão de projetos: o módulo de Projetos e Obras que permite gerir e analisar os custos, proveitos e rentabilidade de projetos ao longo do tempo; e o módulo de Controlo Financeiro de Projetos, que permite orientar os projetos na sua vertente financeira, permitindo um controlo de gestão rigoroso.

Por sua vez, o módulo de Serviços responde às necessidades das empresas que prestam serviços pós-venda, nomeadamente serviços de assistência técnica a equipamentos ou software e empresas com um elevado parque de equipamentos e que dispõem de departamentos técnicos, disponibilizando-lhes ferramentas de produtividade, automatização e controlo. Os mecanismos incorporados nesta solução agilizam todos os processos inerentes à atividade destas organizações, nomeadamente a rastreabilidade, a gestão de pendentes, a gestão da execução e respetivo workflow, a gestão dos contratos, etc.

A área de projetos assume-se como uma central de informação e de operações relacionadas com os projetos/obras em curso, onde se pode associar um conjunto alargado de documentos de venda, compra, stocks, tesouraria e documentos internos.

A informação associada a cada projeto alimenta um painel de custos, proveitos e rentabilidade (previstos e efetivos), permitindo um controlo global e simultaneamente detalhado dos mesmos. Esse controlo é complementado com a possibilidade de configurar um conjunto de estados associados a cada projeto, sendo a sua evolução efetuada automaticamente pelo sistema, mediante os movimentos registados.

São ainda disponibilizados mecanismos de apoio à faturação dos projetos, sendo que essa faturação pode ser executada de acordo com as prestações configuradas no projeto, através do editor de vendas ou do assistente de faturação.
Para as organizações que necessitam de uma gestão mais profunda de uma obra (empreiteiros, fiscalizadores, subempreiteiros, donos de obra, entre outros), a Cegid disponibiliza a solução Construction, um produto global direcionado a este setor, que promove uma integração plena entre as áreas administrativa e logística.

Totalmente integrado no ERP Cegid Primavera, o módulo de Controlo Financeiro de Projetos permite orientar os projetos ou tarefas das organizações na sua vertente financeira, de forma a permitir um controlo de gestão rigoroso.

O módulo permite efetuar o registo de todos os movimentos de projetos na Contabilidade e desta forma possibilita não só um controlo dos projetos na ótica de custos e proveitos, mas também noutras perspetivas, tais como a de Tesouraria (fluxo de caixa), auxiliando as empresas na avaliação e atribuição de prioridades aos seus projetos.

A aplicação permite também associar a cada projeto um conjunto de itens que podem ser vistos como rubricas ou fases do projeto. Ao nível de orçamentos, para além de possibilitar a definição de várias versões do orçamento, o ERP mantém a rastreabilidade de todas as alterações efetuadas garantindo, desta forma, um elevado nível de controlo orçamental de cada projeto.

A utilização desta nova infraestrutura na Logística e Tesouraria e no módulo de Equipamentos e Ativos é realizada de uma forma completamente transparente, sem qualquer configuração adicional. Desta forma é garantida a uniformização de processos, a consistência de informação, a otimização de recursos, bem como a rastreabilidade de todos os documentos associados, praticamente sem custos adicionais para a organização.

Este módulo cobre todas as necessidades das empresas que prestam serviços pós-venda, nomeadamente serviços de assistência técnica a equipamentos ou software e empresas com um elevado parque de equipamentos e que dispõem de departamentos técnicos. Nesta área são disponibilizadas ferramentas que agilizam um conjunto muito amplo de processos como a rastreabilidade, a gestão de pedidos de assistência, a gestão de pendentes, a gestão da execução e do respectivo workflow, a gestão de contratos, etc., e sua integração no núcleo administrativo.

A solução está dotada de um vasto conjunto de estatísticas, explorações, análises, alertas e indicadores de gestão que proporcionam um acompanhamento rigoroso dos custos e proveitos relacionados com equipamentos, técnicos, contratos e clientes.

Totalmente integrado com as Vendas, Tesouraria, Inventário, entre outros, este módulo suporta um leque abrangente de processos relacionados com as operações de serviços de pós-venda, dos quais destacamos:

  • Registo de pedidos de reparação a equipamentos
  • Registo de pedidos de assistência a software
  • Controlo de números de série e garantias
  • Emissão e controlo de contratos de assistência
  • Gestão das agendas dos técnicos
  • Acesso a bases de dados de problemas mais frequentes
  • Faturação de peças
  • Emissão de mapa de intervenções no exterior
  • Registo de descrições associadas às intervenções
  • Registo de tempos reais e imputados ao processo, quilómetros, etc.

Equipamentos e Ativos

Operações deste módulo
  • Tratamento de Amortizações
  • Planos de Depreciação
  • Gestão Operacional de Equipamentos
  • Indicadores de Gestão

Controlo total do ciclo de vida dos bens das empresas

O módulo de Equipamentos e Ativos trata todo o ciclo de vida dos bens de uma empresa, desde a emissão dos mapas legais (amortizações, reavaliações, mais/menos valias e locação financeira), a todos os processos operacionais como o registo de aquisições, o cálculo de amortizações, reavaliações, processamento de grandes reparações, alienações e abates. É também disponibilizado um utilitário para criar planos de depreciação para as empresas que ainda não criaram a perspectiva contabilística dos seus ativos, com múltiplos cenários contabilísticos, para além do tratamento contabilístico e fiscal oficial. Esta é uma excelente ferramenta de suporte à gestão operacional do parque de equipamentos detido pelas empresas. Para além do registo e manutenção de todos os tipos de equipamentos e ativos (próprios, cedidos ou alugados), este módulo permite gerir de forma eficaz a sua localização física, utilizadores e respetivo histórico.

Esta solução permite realizar simulações de amortizações, tratar tributações autónomas e emitir o respetivo mapa, criar documentos de sinistros que possibilitam o abate de um bem associando o recebimento de um valor de seguro, efetuar a gestão de bens de reduzido valor, processar amortizações no período 13, executar amortizações com valores fixos; para além de diversos mecanismos de suporte às justificações legais integradas com os critérios de processamento de amortizações. Neste módulo estão definidos vários critérios de amortização e/ou reavaliação que podem gerar movimentos mensais ou anuais, cuja imputação à contabilidade pode ser efetuada por centros de custo e/ou estabelecimentos.

Com o conceito de Planos de Depreciação torna-se possível criar múltiplos cenários contabilísticos para a gestão dos ativos, para além do seu tratamento contabilístico e fiscal oficial. Os valores de aquisição, alienação e abate, os processamentos de amortizações e reavaliações, as consultas e explorações, bem como a integração na contabilidade geral ou analítica, são operações realizadas de forma diferenciada por plano de depreciação. Estes planos podem ser definidos em qualquer moeda, por exercício ou de acordo com distintos critérios de amortização e aplicados a todos os ativos ou apenas a parte deles.

O controlo do ciclo de vida dos equipamentos das organizações está previsto integralmente nesta área do ERP onde é possível coordenar a sua gestão operacional, desde o registo e ações de manutenção de todos os tipos de equipamentos e ativos (próprios, cedidos ou alugados), até à gestão da sua localização física e orgânica, a sua atribuição aos utilizadores e acompanhamento do seu histórico.

A solução está dotada de calculadoras financeiras que apoiam o gestor nas suas decisões sobre as melhores opções de investimento. Com base na informação do cadastro foi desenvolvido um conjunto alargado de pesquisas e análises da informação, suportadas por diversos critérios de consulta, permitindo ao gestor avaliar o nível de investimento e/ou desinvestimento anual, os custos de manutenção, as reavaliações efetuadas, a situação dos seguros associados ao património ou efetuar estatísticas sobre os bens inventariados, entre outros. Existem ainda alertas automáticos e parametrizáveis que sustentam a monitorização permanente dos equipamentos do parque, nomeadamente no que respeita a opções de compra de equipamentos afetos a contratos de locação financeira, finalização do prazo legal de reinvestimento de mais-valias, vencimento de seguros, conservações/reparações a efetuar, obrigações legais respeitantes a ajustes/benefícios fiscais/subsídios, entre outros.

Equipamentos e Ativos

Operações deste módulo
  • Tratamento de Amortizações
  • Planos de Depreciação
  • Gestão Operacional de Equipamentos
  • Indicadores de Gestão

Controlo total do ciclo de vida dos bens das empresas

O módulo de Equipamentos e Ativos trata todo o ciclo de vida dos bens de uma empresa, desde a emissão dos mapas legais (amortizações, reavaliações, mais/menos valias e locação financeira), a todos os processos operacionais como o registo de aquisições, o cálculo de amortizações, reavaliações, processamento de grandes reparações, alienações e abates. É também disponibilizado um utilitário para criar planos de depreciação para as empresas que ainda não criaram a perspectiva contabilística dos seus ativos, com múltiplos cenários contabilísticos, para além do tratamento contabilístico e fiscal oficial. Esta é uma excelente ferramenta de suporte à gestão operacional do parque de equipamentos detido pelas empresas. Para além do registo e manutenção de todos os tipos de equipamentos e ativos (próprios, cedidos ou alugados), este módulo permite gerir de forma eficaz a sua localização física, utilizadores e respetivo histórico.

Esta solução permite realizar simulações de amortizações, tratar tributações autónomas e emitir o respetivo mapa, criar documentos de sinistros que possibilitam o abate de um bem associando o recebimento de um valor de seguro, efetuar a gestão de bens de reduzido valor, processar amortizações no período 13, executar amortizações com valores fixos; para além de diversos mecanismos de suporte às justificações legais integradas com os critérios de processamento de amortizações. Neste módulo estão definidos vários critérios de amortização e/ou reavaliação que podem gerar movimentos mensais ou anuais, cuja imputação à contabilidade pode ser efetuada por centros de custo e/ou estabelecimentos.

Com o conceito de Planos de Depreciação torna-se possível criar múltiplos cenários contabilísticos para a gestão dos ativos, para além do seu tratamento contabilístico e fiscal oficial. Os valores de aquisição, alienação e abate, os processamentos de amortizações e reavaliações, as consultas e explorações, bem como a integração na contabilidade geral ou analítica, são operações realizadas de forma diferenciada por plano de depreciação. Estes planos podem ser definidos em qualquer moeda, por exercício ou de acordo com distintos critérios de amortização e aplicados a todos os ativos ou apenas a parte deles.

O controlo do ciclo de vida dos equipamentos das organizações está previsto integralmente nesta área do ERP onde é possível coordenar a sua gestão operacional, desde o registo e ações de manutenção de todos os tipos de equipamentos e ativos (próprios, cedidos ou alugados), até à gestão da sua localização física e orgânica, a sua atribuição aos utilizadores e acompanhamento do seu histórico.

A solução está dotada de calculadoras financeiras que apoiam o gestor nas suas decisões sobre as melhores opções de investimento. Com base na informação do cadastro foi desenvolvido um conjunto alargado de pesquisas e análises da informação, suportadas por diversos critérios de consulta, permitindo ao gestor avaliar o nível de investimento e/ou desinvestimento anual, os custos de manutenção, as reavaliações efetuadas, a situação dos seguros associados ao património ou efetuar estatísticas sobre os bens inventariados, entre outros. Existem ainda alertas automáticos e parametrizáveis que sustentam a monitorização permanente dos equipamentos do parque, nomeadamente no que respeita a opções de compra de equipamentos afetos a contratos de locação financeira, finalização do prazo legal de reinvestimento de mais-valias, vencimento de seguros, conservações/reparações a efetuar, obrigações legais respeitantes a ajustes/benefícios fiscais/subsídios, entre outros.