PRIMAVERA | Projectos e Serviços

Logótipo Primavera V9

Gestão operacional e financeira de projectos e serviços

Esta área do ERP PRIMAVERA está especificamente vocacionada para responder aos desafios das organizações que trabalham habitualmente com múltiplos projectos em simultâneo e para as empresas que prestam serviços pós-venda.

A implementação de projectos ou obras que envolvam materiais, serviços ou equipamentos ao longo de um determinado período de tempo, implica uma gestão rigorosa dos custos, proveitos e rentabilidade. Este é um factor crítico de competitividade, pelo que requer um sistema que promova um controlo minucioso de cada projecto que as organizações têm em curso.

A PRIMAVERA conta no seu portfólio com dois módulos de gestão de projectos: o módulo de Projectos e Obras que permite gerir e analisar os custos, proveitos e rentabilidade de projectos ao longo do tempo; e o módulo de Controlo Financeiro de Projectos, que permite orientar os projectos na sua vertente financeira, permitindo um controlo de gestão rigoroso.

Projectos e Obras

A área de projectos assume-se como uma central de informação e de operações relacionadas com os projectos/obras em curso, onde se pode associar um conjunto alargado de documentos de venda, compra, stocks, tesouraria e documentos internos.

A informação associada a cada projecto alimenta um painel de custos, proveitos e rentabilidade (previstos e efectivos), permitindo um controlo global e simultaneamente detalhado dos mesmos. Esse controlo é complementado com a possibilidade de configurar um conjunto de estados associados a cada projeto, sendo a sua evolução efectuada automaticamente pelo sistema, mediante os movimentos registados.

São ainda disponibilizados mecanismos de apoio à facturação dos projectos, sendo que essa facturação pode ser executada de acordo com as prestações configuradas no projecto, através do editor de vendas ou do assistente de facturação.
Para as organizações que necessitam de uma gestão mais profunda de uma obra (empreiteiros, fiscalizadores, subempreiteiros, donos de obra, entre outros), a PRIMAVERA disponibiliza a solução PRIMAVERA Construction, um produto global direccionado a este sector, que promove uma integração plena entre as áreas administrativa e logística.

Controlo Financeiro de Projectos

Totalmente integrado no ERP PRIMAVERA, o módulo de Controlo Financeiro de Projectos permite orientar os projectos ou tarefas das organizações na sua vertente financeira, de forma a permitir um controlo de gestão rigoroso.

O módulo permite efectuar o registo de todos os movimentos de projectos na Contabilidade e desta forma possibilita, não só um controlo dos projectos na óptica de custos e proveitos, mas também noutras perspectivas, tais como a de Tesouraria (fluxo de caixa), auxiliando as empresas na avaliação e atribuição de prioridades aos seus projectos.

A aplicação permite também associar a cada projecto um conjunto de itens que podem ser vistos como rubricas ou fases do projecto. Ao nível de orçamentos, para além de possibilitar a definição de várias versões do orçamento, o ERP mantém a rastreabilidade de todas as alterações efectuadas garantido, desta forma, um elevado nível de controlo orçamental de cada projecto.

A utilização desta nova infraestrutura na Logística e Tesouraria e no módulo de Equipamentos e Activos é realizada de uma forma completamente transparente, sem qualquer configuração adicional. Desta forma é garantida a uniformização de processos, a consistência de informação, a optimização de recursos, bem como a rastreabilidade de todos os documentos associados, praticamente sem custos adicionais para a organização.

 

Por sua vez, o módulo de Serviços responde às necessidades das empresas que prestam serviços pós-venda, nomeadamente serviços de assistência técnica a equipamentos ou software e empresas com um elevado parque de equipamentos e que dispõem de departamentos técnicos, disponibilizando-lhes ferramentas de produtividade, automatização e controlo. Os mecanismos incorporados nesta solução agilizam todos os processos inerentes à actividade destas organizações, nomeadamente a rastreabilidade, a gestão de pendentes, a gestão da execução e respectivo workflow, a gestão dos contratos, etc.

Serviços Pós-Venda

Este módulo cobre todas as necessidades das empresas que prestam serviços pós-venda, nomeadamente serviços de assistência técnica a equipamentos ou software e empresas com um elevado parque de equipamentos e que dispõem de departamentos técnicos. Nesta área são disponibilizadas ferramentas que agilizam um conjunto muito amplo de processos como a rastreabilidade, a gestão de pedidos de assistência, a gestão de pendentes, a gestão da execução e do respectivo workflow, a gestão de contratos, etc., e sua integração no núcleo administrativo.

A solução está dotada de um vasto conjunto de estatísticas, explorações, análises, alertas e indicadores de gestão que proporcionam um acompanhamento rigoroso dos custos e proveitos relacionados com equipamentos, técnicos, contratos e clientes.

Totalmente integrado com as Vendas, Tesouraria, Inventário, entre outros, este módulo suporta um leque abrangente de processos relacionados com as operações de serviços de pós-venda, dos quais destacamos:

  • Registo de pedidos de reparação a equipamentos
  • Registo de pedidos de assistência a software
  • Controlo de números de série e garantias
  • Emissão e controlo de contratos de assistência
  • Gestão das agendas dos técnicos
  • Acesso a bases de dados de problemas mais frequentes
  • Facturação de peças
  • Emissão de mapa de intervenções no exterior
  • Registo de descrições associadas às intervenções
  • Registo de tempos reais e imputados ao processo, quilómetros, etc.