PRIMAVERA | Equipamentos e Activos

Logótipo Primavera V9

Controlo total do ciclo de vida dos bens das empresas

O módulo de Equipamentos e Activos trata todo o ciclo de vida dos bens de uma empresa, desde a emissão dos mapas legais (amortizações, reavaliações, mais/menos valias e locação financeira), a todos os processos operacionais como o registo de aquisições, o cálculo de amortizações, reavaliações, processamento de grandes reparações, alienações e abates. É também disponibilizado um utilitário para criar planos de depreciação para as empresas que ainda não criaram a perspectiva contabilística dos seus activos, com múltiplos cenários contabilísticos, para além do tratamento contabilístico e fiscal oficial. Esta é uma excelente ferramenta de suporte à gestão operacional do parque de equipamentos detido pelas empresas. Para além do registo e manutenção de todos os tipos de equipamentos e activos (próprios, cedidos ou alugados), este módulo permite gerir de forma eficaz a sua localização física, utilizadores e respectivo histórico. Do conjunto de operações previstas neste módulo são de destacar:

  • Tratamento de Amortizações
  • Planos de Depreciação
  • Gestão operacional de equipamentos
  • Indicadores de gestão

Tratamento de Amortizações

Esta solução permite realizar simulações de amortizações, tratar tributações autónomas e emitir o respectivo mapa, criar documentos de sinistros que possibilitam o abate de um bem associando o recebimento de um valor de seguro, efectuar a gestão de bens de reduzido valor, processar amortizações no período 13, executar amortizações com valores fixos; para além de diversos mecanismos de suporte às justificações legais integradas com os critérios de processamento de amortizações. Neste módulo estão definidos vários critérios de amortização e/ou reavaliação que podem gerar movimentos mensais ou anuais, cuja imputação à contabilidade pode ser efectuada por centros de custo e/ou estabelecimentos.

Planos de Depreciação

Com o conceito de Planos de Depreciação torna-se possível criar múltiplos cenários contabilísticos para a gestão dos activos, para além do seu tratamento contabilístico e fiscal oficial. Os valores de aquisição, alienação e abate, os processamentos de amortizações e reavaliações, as consultas e explorações, bem como a integração na contabilidade geral ou analítica, são operações realizadas de forma diferenciada por plano de depreciação. Estes planos podem ser definidos em qualquer moeda, por exercício ou de acordo com distintos critérios de amortização e aplicados a todos os activos ou apenas a parte deles.

Gestão operacional de equipamentos

O controlo do ciclo de vida dos equipamentos das organizações está previsto integralmente nesta área do ERP onde é possível coordenar a sua gestão operacional, desde o registo e acções de manutenção de todos os tipos de equipamentos e activos (próprios, cedidos ou alugados), até à gestão da sua localização física e orgânica, a sua atribuição aos utilizadores e acompanhamento do seu histórico.

Indicadores de gestão

A solução está dotada de calculadoras financeiras que apoiam o gestor nas suas decisões sobre as melhores opções de investimento. Com base na informação do cadastro foi desenvolvido um conjunto alargado de pesquisas e análises da informação, suportadas por diversos critérios de consulta, permitindo ao gestor avaliar o nível de investimento e/ou desinvestimento anual, os custos de manutenção, as reavaliações efectuadas, a situação dos seguros associados ao património ou efectuar estatísticas sobre os bens inventariados, entre outros. Existem ainda alertas automáticos e parametrizáveis que sustentam a monitorização permanente dos equipamentos do parque, nomeadamente no que respeita a opções de compra de equipamentos afectos a contratos de locação financeira, finalização do prazo legal de reinvestimento de mais-valias, vencimento de seguros, conservações/reparações a efectuar, obrigações legais respeitantes a ajustes/benefícios fiscais/subsídios, entre outros.