PRIMAVERA | Área Financeira

Logótipo Primavera V9

Fluidez de processos e cobertura total das exigências fiscais e legais

Concebendo a área financeira como o núcleo central de todo o processo de gestão empresarial, a solução PRIMAVERA Executive contempla um conjunto de módulos operacionais totalmente interligados entre si que agilizam o tratamento contabilístico, fiscal e de tesouraria das organizações.

Constituída pelos módulos de Tesouraria, Contabilidade e Reporting Fiscal, esta solução disponibiliza às organizações ferramentas de elevada produtividade que permitem facilmente gerir as disponibilidades e responsabilidades das empresas, emitir todo o tipo de documentos de tesouraria, organizar a contabilidade orçamental, geral, analítica e de custos de qualquer tipo de empresa, além de garantir uma rápida resposta à fiscalidade.

Esta solução responde ainda às necessidades das multinacionais (nomeadamente no que respeita à gestão de múltiplas moedas e flutuação cambial) e às exigências de filiais de multinacionais ou empresas com operações no exterior (PALOP) com report à casa mãe, bem como das empresas cotadas em Bolsa ou ainda de empresas com necessidades de gestão mais sofisticadas.

Tesouraria

O módulo de Tesouraria apresenta-se como um Centro Financeiro no ERP, onde é possível gerir contas correntes, efectuar  pagamentos/recebimentos, executar diversas operações relacionadas com caixa e bancos, gerir diversos tipos de títulos, bem como gerar e operar planos previsionais. Aqui é possível efectuar o tratamento total e automático de todos os tipos de documentos bancários. Recorrendo ao auxílio de potentes calculadoras financeiras e à reconciliação bancária, esta solução permite deter total controlo sobre o estado financeiro das empresas. A gestão de cobranças e a gestão automatizada de limites de crédito (em tempo e/ou valor) completa o ciclo financeiro-comercial, dando um apoio inequívoco a quem se responsabiliza pela gestão financeira dos clientes.

O elevado nível de integração entre os diferentes módulos desta área potencia a produtividade das organizações, eliminando a introdução duplicada de dados e a constante actualização da informação financeira nas diferentes áreas do sistema onde estes dados têm relevância contabilística.

Reforçando a aposta na desmaterialização de processos de negócio, esta solução prevê também a integração on-line com sistemas bancários, aumentando a rapidez e rigor com que a informação é actualizada no sistema.

Este módulo permite ainda tratar todas as operações relacionadas com:

  • Pagamentos e Recebimentos
  • Gestão de Bancos/Caixa
  • Títulos (letras, livranças, remessas, entre outros)
  • Gestão de Tesouraria Previsional
  • Gestão de Cobranças

Contabilidade

A solução de Contabilidade PRIMAVERA é utilizada por milhares de empresas em vários países pelas suas características diferenciadoras, nomeadamente, o tratamento totalmente integrado da Contabilidade Geral, Analítica e Orçamental, garantindo um controlo total sobre a função financeira das empresas. A recolha de dados automatizada a partir dos múltiplos módulos operacionais garante a imediata disponibilização da informação vital ao negócio pelos diferentes destinatários, sejam eles o gestor, o responsável financeiro, o contabilista ou o operacional, consubstanciando fluxos de informação indispensáveis ao bom funcionamento das organizações.

As ferramentas disponibilizadas nesta área do ERP asseguram o cumprimento das directivas contabilísticas internacionais, além de permitirem também responder às necessidades de empresas cujo ano civil é diferente do ano contabilístico, bem como às exigências de filiais de multinacionais, sendo possível expressar a contabilidade em qualquer moeda e segundo planos de contas alternativos.

No que respeita ao tratamento legal e fiscal a cobertura é total. Todos os odelos e Declarações Fiscais e respectivos anexos, as Demonstrações Económico-Financeiras periódicas e de final de exercício, as Demonstrações de Fluxos de Caixa e Funções são apenas algumas das possibilidades de resposta oferecidas pelo produto, sendo ainda de destacar o acompanhamento permanente da evolução legal e fiscal aplicável às empresas que actuam nos mercados onde a PRIMAVERA está presente. Graças à integração da Contabilidade na Tesouraria, o pagamento de impostos pode ser lançado directamente numa conta corrente do Estado.

São ainda disponibilizados vários mapas de gestão com múltiplas análises e simulação de resultados; rácios, demonstrações económico-financeiras, etc., facultando às empresas ferramentas de reporting de elevada produtividade.

Nesta área do ERP são executadas todas as operações relacionadas com:

  • Introdução de Movimentos
  • Centros de Custo
  • Contabilidade Orçamental
  • Movimentos Diferidos
  • Consolidação de Contas
  • Demonstrações Económico-Financeiras
  • Mapas e Funções de Gestão
  • Outras Consultas Operacionais

Reporting Fiscal

A rápida resposta à fiscalidade é uma das principais mais-valias dos produtos PRIMAVERA. Através do módulo de Fiscal Reporting as organizações têm acesso a uma ferramenta especialmente destinada a facilitar as entregas legais e fiscais a que estão legalmente obrigadas, permitindo gerir e entregar os vários modelos/declarações de acordo com o mercado de localização das empresas e consoante a periodicidade de entrega desses mesmos modelos. As soluções PRIMAVERA dão resposta aos principais mapas legais e fiscais de Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

De forma a garantir o cumprimento atempado dessas obrigações, o PRIMAVERA Fiscal Reporting suporta a actualização automática e contínua dos modelos fiscais via Internet, minimizando assim os custos e os recursos normalmente associados a este processo de actualização dos modelos.

Soluções complementares

A área financeira do ERP PRIMAVERA é complementada com o PRIMAVERA Office Extensions, uma solução que permite trabalhar a partir do Microsoft Excel toda a informação registada no ERP nas áreas Financeira, Vendas e Recursos Humanos, disponibilizando variadíssimos mapas de análise que agilizam todo o processo de reporting.