Desenvolvimento de Software

A CIBEN possui uma vasta tradição de desenvolvimento de software, nomeadamente em projectos multimédia e Web.

Na área do multimédia podemos salientar os trabalhos no sector do ensino, com o Código da Estrada (desenvolvido para a Porto Editora), o Dicionário Mágico (comercializado pela Lidel) e um conjunto de aplicações desenvolvidas por medida para o Ministério da Educação e o Instituto Camões.

Na área do desenvolvimento Web a CIBEN criou o hoXus, uma plataforma integradora de serviços orientado para a comunicação empresarial online.

Código da Estrada Multimédia – Software Educativo

Ecrã Código da Estrada Multimédia

Programa multimédia distribuído pela PortoEditora com sons, imagens e vídeos explicativos do Código da estrada. Inclui sistema de exercícios e exames com gráficos que permitem analisar o seu progresso na aprendizagem do Código.

Nome: Código da Estrada – testes de exame multimédia

Descrição: Código da Estrada – Testes de Exame Multimédia constitui uma verdadeira ferramenta auxiliar para os estudantes do código da estrada, apresentando os seus conteúdos de uma forma muito atraente e interactiva. Os conteúdos desta aplicação encontram-se divididos em três áreas distintas: ensino, exercícios e exames, tendo como principal objectivo o sucesso do futuro condutor.

Cliente: Porto Editora
Tecnologias utilizadas: Visual Basic

 

Dicionário Mágico – Software Educativo

1.º Prémio no Concurso Nacional de Software da Microsoft

Ecrã "Dicionário Mágico"

Dicionário Mágico é um CD-ROM interactivo distribuído pela Lidel, especialmente concebido para o ensino de várias línguas aos mais jovens de forma divertida. Músicas, animações e jogos acompanham este título.

Nome: Dicionário Mágico

Descrição: Dicionário Mágico é um CD-ROM interactivo distribuído pela Lidel, especialmente concebido para o ensino de várias línguas aos mais jovens, proporcionando horas de entretenimento aos utilizadores de todas as idades. Todo o funcionamento do programa é explicado pelo esquilo “Tomás” sem ter de aceder a menus complicados, existem várias animações em cada zona e ainda dois jogos repletos de animações para testar os conhecimentos adquiridos ao mesmo tempo que se diverte.

Cliente: Lidel
Tecnologias utilizadas: Visual Basic, Visual C++

 

Instituto Camões – Apresentações e Gestão

Ecrã "Instituto Camões - Apresentação e Gestão"

Aplicação para demonstração da distribuição geográfica dos vários leitores e centros de língua espalhados pelo mundo.

Nome: Leitorados

Descrição: Aplicação destinada a apresentações e consultas internas pelos serviços do I.C.. Esta aplicação apresenta o mapa mundo com a possibilidade de visualização em diversos níveis de zoom até a apresentação de cada país individualmente. Toda a informação é recolhida de bases de dados relacionais e apresentada num interface gráfico bastante cuidado.

Cliente: Instituto Camões

 

Instituto Camões – Aplicação Multimédia sobre Gramática

Ecrã "Aplicação Multimédia sobre Gramática"

Gramática interactiva da língua portuguesa.

Nome: Gramática

Descrição: Aplicação sobre a gramática e fonética da língua portuguesa, com primazia para o aspecto gráfico. Esta aplicação é destinada a falantes de língua estrangeira representados por uma faixa etária dos 10 aos 16 anos. O programa permite, entre outras coisas, a gravação da voz do próprio utilizador e posterior comparação com o que é apresentado pela aplicação.

Cliente: Instituto Camões

 

Vamos Brincar com as Palavras – Actividades de Escrita

Ecrã "Vamos Brincar com as Palavras"

Software educativo de apoio ao desenvolvimento da escrita.

Nome: Vamos Brincar com as Palavras

Descrição: Aplicação desenvolvida com o objectivo de fomentar as actividades de escrita nas camadas jovens. Esta ferramenta destina-se essencialmente ao mercado estrangeiro e a para crianças com o português como segunda língua. Esta aplicação faz parte de uma colecção em desenvolvimento sob o tema de português para estrangeiros. Com este titulo, pretende-se com o utilizador, mediante certas regras, consiga criar e desenvolver uma revista, uma peça de teatro, uma historia ou simplesmente texto livre. À sua disposição encontra um conjunto de ferramentas que lhe permitem incluir imagens, formas geométricas, fotografias pessoais, fundos, desenhos, etc.

Tecnologias utilizadas: Flash MX, Visual Basic

 

Instituto Camões – Visiting Portugal

Ecrã "Visiting Portugal"

Software de iniciação à língua portuguesa.

Nome: Visiting Portugal

Descrição: Esta aplicação foi desenvolvida com o intuito e divulgar no mundo Portugal e a sua língua. O software apresenta em vídeo, situações do quotidiano que pretendem servir como exemplo e base de trabalho para diversos exercícios. É ainda utilizado um módulo de gestão de conteúdos culturais sobre Portugal em forma de guia turístico. Todo o interface é bastante cuidado e de fácil navegação.

 

Cliente: Instituto Camões
Tecnologias utilizadas: Visual Basic

 

Apreciar os Textos, Sentir a Natureza – Actividades de Leitura

Ecrã "Apreciar os Textos, Sentir a Natureza"

Software educativo de apoio ao desenvolvimento da escrita.

Nome: Apreciar os Textos, Sentir a Natureza

Descrição: Aplicação desenvolvida com o objectivo de fomentar as actividades de leitura nas camadas jovens. Esta ferramenta destina-se essencialmente ao mercado estrangeiro e a para crianças com o português como segunda língua. Esta aplicação é o segundo item de uma colecção em desenvolvimento sob o tema de português para estrangeiros.
Esta aplicação tenta fomentar o interesse pela leitura utilizando o ambiente e a ecologia como tema central. Todos os textos apresentados são lidos e apresentados por actores que foram integrados nos cenários através de técnicas inovadoras neste tipo de aplicações.

Conteúdos tratados: Imagem, Texto, Vídeo em Chroma Key, Animações
Tecnologias utilizadas: Flash MX, Visual Basic